sexta-feira, 3 de maio de 2013

Contando as bênçãos

Não conte seus planos pras pessoas, que aí você vai ver como as coisas dão certo... ou...
Quanto menos souberem dos seus projetos, mais você tem sucesso... ou
Não conte nada sobre você, a inveja mata...

Você escuta isso em todo canto?
Eu escuto em vários lugares: na fila do mercadinho, numa rodinha grande de pessoas, na pizzaria, no restaurante.

Tenho que dizer que discordo plenamente. Começando pela pergunta que não quer "falar":
Que tipo de pessoa é essa pra quem você anda contando (ou contaria) a sua vida?

Definitivamente você não deve estar cercado de pessoas certas.
Concordo que você não precisa sair falando de tudo que planeja ou projeta na sua vida para o padeiro ou recepcionista da academia. Fato. Mas essas pessoas também na maioria das vezes não são seus amigos.

Desconfio completamente de pessoas que tem algum convívio com você e escondem que farão uma viagem prali pros Estados Unidos nas próximas férias. Em geral elas também escondem que não gostam de trabalhar com você, fingem adorar o chefe ou cliente e trazem da viagem que fizeram aos EUA alguns chocolates... que foram comprados aos montes, não pra você, mas pra quem cruzasse a frente dela na primeira semana em São Paulo.

Vamos a lógica: se você está cercado de pessoas que deseja perto... porque não contar seus planos de vida? Acha mesmo que os SEUS sonhos não darão certo porque você contou a elas sobre eles? Salve Jorge eu não queria ter as suas pessoas por perto. Será que o Pai Francisquinho de Oxum pode leva-las de volta em 7 dias?

Agora se você está cercado de pessoas que NÃO deseja perto, aí o problema é outro.
O que acontece não é que se você conta seus sonhos ou planos a elas a coisa não acontece. A questão é outra, é que a sua energia está em outro lugar nessa hora: nessas pessoas. E aí não tem plano ou sonho pintado de rosa choque que não desbote.

Nesses tempos, mais que nunca, tenho dado meu voto a quem sabe compartilhar. A quem anda com os braços abertos, porque sabe ou intuitivamente imagina que inveja não existe.

Pra existir um invejoso você tem que dar esse poder a alguém. Você dá?
O mundo hoje é compartilhado. Não se guarda informações como antigamente. Aliás, nem se guarda, se publica.

Se você publica sua vida na rede social, porque não compartilha seus desejos, sonhos e criatividade com alguém que tá ali... pertinho, cineticamente te estendendo a mão ou as sinapses?

É simples. Tem gente que gosta mais e tem gente que gosta menos de compartilhar as coisas que vê pelo mundo ou que imagina pra vida - daí a acreditar que o que está fora de você pode afetar os seus resultados, sinto lhe dizer: você deu o poder pra outro.

É claro que acredito em pessoas e ambientes negativos. E quando me dou conta disso, me afasto de lá rapidinho, de modo que sempre vou poder contar o que sonho, desejo e mentalmente crio pra pessoas de minha inteira confiança.

Clarice diria: "Uns cosem pra fora, eu coso pra dentro."
Licença Clarice, hoje eu inverto: Uns cosem pra dentro, eu coso pra fora.

O meu dentro é tão grande que não cabe mais em mim. Já bordei demais dentro.
Agora tenho vontade de coser pra fora, e todo mundo vai saber, vai ver e vai ajudar a moldar.

Porque ainda acredito nas pessoas que quero perto. Porque não existe inveja. Porque o que você planeja depende de você e não do outro. Tragam suas peças, tenho um patchwork enorme pra bordar, em conjunto.

Um comentário:

  1. Adorei Fe!!!! "O meu dentro é tão grande que não cabe mais em mim."
    Todos estamos aqui nesse mundo maluco, nessa viagem maluca, nessa experiencia maluca!!! Então vamos aproveitar... divertir.... e compartilhar! :P

    ResponderExcluir