terça-feira, 7 de maio de 2013

Uma alma encorpada


Vasculhando o 9gag, me deparei com essa imagem:

"Você não tem uma alma
Você é uma alma
Você tem um corpo"

Me fez lembrar uma frase que li certo dia, acredito eu, atribuída a Teilhard de Chardin:
"Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual.
Somos seres espirituais passando por uma experiência humana."

É como uma verdade que nasci sabendo. Parece que me falaram isso antes da minha viagem pra cá.

É difícil pensar ao contrário, enxergar dois lados. É difícil imaginar algo que só tem nome no dicionário mas não na experiência - alma - algo que não conseguimos ver ou tocar. É muito difícil ter fé no imponderável.

Eu não sou o tipo de pessoa que 'só acredita vendo', porque acho que na maioria das vezes você tem que acreditar pra ver e não o contrário.

Reparo muito nas pessoas. Não na roupa que elas usam ou no jeito como elas falam com ou sem sotaque, mas na forma como elas evoluem, na forma como elas se movem por esse universo.

Tempos atrás, botei uma pulseirinha em meu braço esquerdo, pra me lembrar constantemente que 'cada um trava suas próprias batalhas'. Vez ou outra esqueço disso, quando o ser irritante e crítico que mora em mim resolve abrir a boca, fechar a mente e dizer na cara dura coisas que desconheço sobre o outro. Preciso aumentar a pulseira.

A verdade é que somos almas transparentes e brilhantes vagando por aí em busca de inspiração pra não se tornar só corpo, pra não ter apenas experiências humanas, mesmo que esse seja o objetivo.

As vezes eu tenho certeza que somos bonequinhos recortados em papel, com dois lados, um de cada cor, unidos pela cola de Deus. É por isso que nunca conseguimos ver os nossos dois lados ao mesmo tempo: o lado da alma e o da experiência humana. Os dois lados estão o tempo todo presente, mas não temos o benefício da dupla visão.

E aí você usa a câmera do lado que mais frequentar. Um lado é a sua casa, pra onde você sempre volta. O outro é o seu mirante, de onde você olha de vez em quando pra ver como vai a paisagem que andam construindo.

Um lado te salva e o outro te tira a chance de perdão. Do seu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário