quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O cruzamento e o Puxa-frangos

Conversando com 3 garotas desconhecidas hoje, notei que não sou a única a acreditar que deve haver algo maior a ser feito no mundo.

As meninas que encontrei, com seus 18 anos estão pensando nesse exato momento, sobre o que vão fazer da vida. O papo todo foi ótimo, não porque é uma questão que me angustiou aos 18 e me identifiquei, mas porque me angustia hoje, e imensamente.

Aí, podem aparecer os carreiristas pra me dizerem que, se eu ainda não sei o que quero aos 31... provavelmente fiz uma escolha muito errada lá atrás, ou que isso é fase e eu tenho que "aguentar firme", pois a vida tá difícil pra todo mundo.
Acredito que sempre sabemos intuitivamente o que é certo, e se insistimos no errado é por falta de potência pra voltar ao caminho que nos pertence. Então era o certo a se fazer. Se não se tem potência, ali era o lugar correto.

Acho que sempre escolhi certo. Porque aceito que erros fazem parte da estrada, e certamente o universo só deixará que eu me dê conta deles, quando eu estiver preparada pra me mover. Então, não existe vida errada. Do ponto de vista da minha luneta, claro.

Agora, sobre o "aguentar firme", me parece com um martelo batendo na nuca. É agressivo.


Tenho a sensação de que muitas pessoas, incluindo eu, estão na dúvida sobre qual é o foco, no que devem verdadeiramente empenhar suas energias. Tenho encontrado muita gente vivendo isso, falando sobre isso... Coincidência? Não sei, só sei que estou no olho do furacão também. Tenho pensado em criar um grupo chamado "O que eu vou ser quando crescer?", pra compartilhar esse desejo por uma vida com valor.

Li nessa semana, uma frase linda de Aristóteles, que dizia:
Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.
Acho que as necessidades do mundo então, estão procurando por um talento meu, estão fazendo um chamado. Há vários dias e de todas formas. Procurei no google e não achei no mapa. Onde está o cruzamento? Não atualizaram.

Procurando pelo real sentido das coisas, por uma vida com valor, tenho experimentado de tudo: desespero, pânico, irritação, entusiasmo, preguiça, esplendor e paralisia.

Sim, paralisia, porque desejo de mudança não é igual a movimento. Não sempre.


As vezes acho que sou o Frank Puxa-frangos do desenho do Pica-Pau - um robô sem nenhuma inteligência, com uma única função: tirar penas de frangos.
Assim, no dia a dia, saio arrancando penas, que é o que fui programada pra fazer. Mas é mecânico, é artificial, sem graça e na maioria das vezes dá pau, como o Frank... Sigo acordando e dormindo, e se algo passar na minha frente e não for um frango, mas tiver penas, lá vou eu Ihhh Tuuuu Ihmmmm Tum. Enfadonho.
 Muitos de nós estamos dando de cara com essas perguntas:
- Onde está o cruzamento?
- Quais são meus talentos?
- Como posso fazer a diferença?
- Onde encontro pra comprar dois quilos de valor pra botar na minha vida, como um aplicativo?

Pelo menos eu, dou de cara com cada uma delas não de vez em quando, mas durante muitas horas em um único dia. Tem sido cansativo. Mas sei que é um caminho sem volta, tenho que encontrar respostas.

Mas algo me diz que eu e algumas adoráveis pessoas que conheço, estão bem pertinho de encontrar a vocação, no cruzamento, toda enfeitada e com um arsenal de fogos de artificio colorido nos esperando pra dizer: enfim, NÓS!


4 comentários:

  1. Quero fazer parte do grupo Fe!! Pois ainda não sei o que vou ser quando crescer!!!! Quero ser tudo e de repente, não quero ser mais nada! Vivo esta angustia todos os dias, me acho e me perco, meu cruzamento é instável demais! rs

    Adorei o texto! Me identifiquei! :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Fernanda! Me lembrei de Matrix: quem mandou escolher a pílula azul? Em algum momento lá atrás, você deve ter feito a opção de refletir sobre a própria vida... o caminho sem volta.

    Gostei muito da idéia do cruzamento entre necessidades e talentos, só acho que os talentos de que o mundo precisa podem ser menores ou mais "cotidianos" - compartilhar sentimentos num texto, sorrir pra alguém na rua, puxar papo no metrô, limpar a casa que está suja...Enfim, sejá lá o que for, estar ali inteira é o que pode criar esse valor que a gente tanto procura. Acho que o cruzamento importante, aqui na minha luneta como você diz, é a minha vida já vivida que se cruza com todas as minhas possibilidades futuras - e esse cruzamento é exatamente aqui e agora. Não é preciso procurar!

    Tenho 48 anos e também não sei o que vou ser quando crescer...
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Ferrr !! Como descobriu que penso nisso sempre ?? rsrsrs, ás vezes paro e penso ... será que só eu não tenho vocação para nada ou ainda não decidi o que quero ser ??!!!! Peruntas, muitas, respostas, nem sempre ou quase nunca !!!!!!! Como sempre falou bonito !!!!! Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Meninas!!! Super obrigada pelo carinho e por usarem o tempinho de vocês pra ler todas as coisinhas.

    Lili - cê já tá no grupo. Nem precisa pedir! rsrsrs Me ajuda a criar?

    Zu - Matrix total! Tomei a pílula menina! Concordo as coisas pequenas são as que mais nos fazem felizes. Vou usá-las mais pra encontrar minha missão.

    Jaque - Como eu descobri?? To te dizendo menina, todo mundo tá me dizendo isso ultimamente. Se a gente sente, é porque é real né? Respostas quase nunca! Disse tudo. Mas como diz a propaganda, o que move o mundo são as perguntas, então vamo curiá! rsrsrs

    Beijocas fofas.

    ResponderExcluir