domingo, 27 de janeiro de 2013

E o mundo gira loucamente


Assisti esse vídeo do The Weepies, e achei lindo 'esperar'.

Dizem por aí que essa banda queria mesmo é que as pessoas chorassem quando ouvissem suas músicas. São dois sensíveis incorrigíveis, diz a minha primeira impressão.

A música diz: e o mundo gira loucamente. E gira mesmo.
Nesses giros todos, o que me salva (de mim e dos outros) é a música. Como é bom ouvir algo que te faz bem, que vem de encontro com o que você precisa naquele minuto. E sempre vem.

Adoro música, não porque entendo muita coisa disso... mas porque sou só movimento. Sempre amei dançar, e não me pergunte o que especificamente, porque quem gosta de movimento, gosta de movimento... não dá pra explicar. Sei que desço as escadas de casa dançando, vou até o carro dançando e na hora de dormir, faço um passo bem bonito pra me jogar no meu lado da cama.

Acho que som e movimento nasceram um pro outro. Quem conseguir ouvir uma música boa, que ame e conseguir ficar parado, das duas uma: ou essa pessoa não é alguém que valha a pena, ou o som tá muito baixo. Som na caixa DJ.

Acho que sons te ajudam a construir boas cenas imaginárias pro movimento botar em ação. E o movimento te leva pra longe, não só fisicamente. Você já olhou pra uma pessoa e pensou:
- Eu não sei o que é, mas algo me chama a atenção... deve ser o jeito como ela se move.
Já? Eu já, porque é algo que me atrai nas pessoas de todas as idades e de todo o mundo. Gosto de reparar em como elas se movem. Ou em como elas não se movem... provavelmente porque são mais calmas que eu. Gosto de ver os bebês, fazendo aquele enorme esfoço, pra conseguirem se equilibrar por 2 segundos. Acho que preciso aprender com eles, ser mais consciente... e fazer movimentos mais lindos.

Repara só, é um exercício. Olhar o jeito como as pessoas se movem, pode te levar de encontro a você.
Vira e mexe olho pra alguém, as vezes desconhecido, e vejo trejeitos e jeitinhos tão lindos, que penso - porque não incorporar isso ao meu vocabulário? As vezes até penso em músicas pros movimentos de uma pessoa. Canto mentalmente enquanto ela se move. As vezes erro o disco. As vezes cai como uma luva e a música toca em looping.

Sou muito agitada, mas ainda acho que não tenho em mim, todo o repertório de movimentos que gostaria de ter. Tem muitas coisas que ainda não sei fazer: voar, andar de costas sem me desequilibrar, dar 3 piruetas seguidas, fazer uma ponte com a barriga pra cima, flexão e algumas outras que só me recordo que não tenho, quando preciso.

Dá pra ir a quase todos os lugares dançando. Não, eu não tenho vergonha, quem me conhece sabe bem. Amava as aulas de dança, porque eu encostava em alguém e passava a fazer parte do seu movimento.

Voltando ao The Weepies, ouvindo essa música agora, fiquei com vontade de dobrar os joelhos e cair delicadamente pra trás com os braços abertos... até tocar o chão com as mãos. E no chão, eu rolaria até encontrar outro movimento.

Definitivamente vou ser uma velhinha que frequenta bailes. Não pra encontrar gente da minha idade. Não só. Mas pra me deparar com outros movimentos e quem sabe incorporá-los ao meu corpo. Ou então, doar uns 3 ou 4 movimentos meus, se alguém estiver precisando...

E a respeito, quando vi o vídeo, achei lindo esperar, porque isso também é um movimento. As vezes de uma vida toda.





Um comentário:

  1. e também escrevi isso no face com outro link seu...

    meu, ela escreve bem demais... me põe no chinelo... lufada de ar novo... acho que vou me aposentar.... ah, tá bom, antes disso, vou me inspirar... e ela não tá no facebook... não quer estar... devia... nem vai saber que tô aqui quase me suicidando por ver que não tenho o frescor que ela tem ao escrever... tô brincando/ tô falando sério / não cabe dentro de mim o tamanho de vontade de viver que tenho e não está encontrando escoamento... é com isso que estou me deparando... um universo imenso pulsando dentro de mim e nenhuma abertura para ele vira para fora... deve de ser trabalho de parto... lembrar de respirar!

    ResponderExcluir