segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Insatisfeita com o resultado, até agora

Ouvi agora na TV, no jornal da noite:
A população de Mali se diz satisfeita com o resultado da guerra, até agora.

Pausa. Muita pausa.

Quem será que faz parte da 'população' que disse isso?
Tô aqui pensando que eu queria mesmo conhecer uma pessoa desse grupo 'população'.
Só pra ouvir todos os relatos relacionados a guerra de que ela se lembrar.

Não é possível que alguém fique satisfeito com o resultado de uma guerra.
Na verdade é, porque desde que nascemos, somos ensinados a ganhar e a perder. Na verdade, mais a perder... basta abrir a escuta pra uma família com um bebê que está aprendendo a andar.

Quantos 'nãos' são pronunciados em 1 hora de engatinhada?
Ao invés de darmos risada quando o bebê quebra algum objeto... ficamos zangados. Ele só queria testar o barulho. Ele perdeu, eu ganhei.
E quando ele inventa que quer colorir com canetinha as paredes do quarto? Ele com certeza perde. Eu ganho, sou mais velha. Podíamos ajudá-lo na pintura, ou fazer um concurso de 'melhor boneco de pauzinho' na parede, mas ficamos angustiados: - O que vão pensar se visitarem minha casa assim?

Tudo isso tem a ver com o elogiar a guerra na minha opinião. Como diz o ditado, enquanto uns choram, outros vendem lenço. Se alguns perdem, outros ganham. Quem ganha, elogia.

Acho que muitas vezes quem detêm o poder, desenvolve essa "brilhante" capacidade de ver beleza, onde não tem. E é onde não tem mesmo, não é como assistir a Kill Bill e achar aquele monte de sangue plasticamente bonito. Elogia quem não precisa, comemora o que é brutal.
Não vê Hitler, ele certamente achava seu resultado bonito, satisfatório.

Tem a ver com a missão de cada um. Tem a ver com como seu espírito se move.

Ontem foi um dia em que fui dormir triste, angustiada e com pouca esperança no coração.
Vi uma matéria que falava sobre a seca no nordeste. As vacas não conseguiam se levantar. Elas caiam. E eu tenho absoluta certeza de que não vou tirar essa imagem de mim, nunca mais.

Pra mim isso não é normal. Isso me dilacera.Alguém ganha com essa relação mais rico-mais pobre no nordeste. Alguém 'está satisfeito com o resultado da guerra, até agora'.

Quem será? Quem será?
Se alguém conhecer, me apresenta?
Só faria uma pergunta e depois disso deixaria essa pessoa falar por horas a fio.
A pergunta: esse resultado tem a ver com quem você queria ser?








Nenhum comentário:

Postar um comentário